quarta-feira, 22 de junho de 2011

Beleza negra - Dicas para cabelos afro


Image
Dicas para cabelos afro
Ter cabelos crespos e bonitos não é tarefa fácil. As mulheres afro-brasileiras sabem bem o trabalho que dá para cuidar das madeixas. Segundo o cabeleireiro Fernando Fernandes, especialista em cabelos afro, existem algumas táticas para domar os fios rebeldes.

“O primeiro cuidado básico é escolher um bom profissional. Ele indicará os produtos que devem ser usados em seus cabelos. 

Hidratação também é fundamental, pois além da tendência ao ressecamento, a maioria destes cabelos contém química (alisamentos, relaxamentos, permanente afro). Fique atenta também na qualidade dos produtos que for usar, como secador, chapinha, etc”, alerta o especialista.

Antes de aplicar alguma química, os cabelos devem ser preparados, com acompanhamento profissional, pelo menos quatro semanas antes. Também é recomendável fazer hidratação semanalmente. Depois, é preciso fazer uma visita ao salão pelo menos uma vez por mês.

Assumir os cabelos crespos é a bandeira de muitas mulheres que procuram valorizar a beleza negra sem grandes alterações, tranças e dreads também dão estilo, mas algumas ainda preferem cabelos lisos o tempo todo, neste caso, o ideal é optar pelo alisamento. O procedimento é semelhante ao relaxamento. O que muda é a ação do produto.
“O alisamento ainda é preferência entre as afro-brasileiras. O melhor sistema é o americano, que tem uma técnica diferente. A escova progressiva ou essas da ‘moda’ não são tão eficazes”, diz Fernandes.

O alisamento americano é feito à base de Guanidina e custa cerca de R$ 250. Para manter os fios bonitos, a raiz deve ser retocada a cada 60 dias.
Fonte: MBPress

Visual fashion em poucos minutos!
Pra deixar o cabelo afro mais fashion em minutos, é só aderir aos acessórios como lenços, tiaras, flores e fivelas e, no caso do black power, todas essas opções são bem-vindas.

• Lave as madeixas normalmente e deixe secar naturalmente, sem secador ou produtos, como mousses e cremes, para que não fiquem pesadas.

• Escolha um lenço grande. Se ele for largo demais, dobre-o ao meio. Antes de prender, peça para uma amiga puxar todo cabelo para cima, para facilitar o processo.

• Coloque a faixa próxima à raiz até o meio da cabeça, amarrando as pontas atrás, deixando o restante das pontas soltas.

Cortes pra cabelos cacheados
“Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, uma história para contar, de um mundo tão distante”, já cantou Caetano Veloso.

Mais do que histórias para contar, mulheres de cabelos cacheados têm mistérios para resolver. Um deles, e quem sabe o mais difícil, é encontrar um corte ideal. Já pensou em aliar praticidade e beleza, volume e forma, tudo na medida certa, ao mesmo tempo? Seria esse o mundo tão distante?

Não importa se ondulados, cacheados ou crespos, a verdade é que esse tipo de cabelo possui uma característica extremamente notável: a personalidade. “Cabelos encaracolados são especiais, possuem vontade própria e devem ser tratados da maneira que eles querem”, explica Robson Trindade, cabeleireiro do Red Door Salon e Spa, em São Paulo.

 Segundo ele, o fio do cabelo cacheado tem estrutura diferente. E a estrutura que compõe um fio de cabelo liso, por exemplo, é circular. “Já a do cabelo encaracolado é torcida, o que faz com que tenha forma proeminente”.
Diante dessa realidade, Robson afirma que o primeiro passo para cuidar do cabelo enrolado é fazer um estudo da estrutura e ver como os fios querem ser tratados. Para ele, um dos piores erros é desfiar. “Esse tipo de corte só deixa o cabelo mais frisado, fica incontrolável”. E ensina que o ideal é cortar o cabelo cacho por cacho, extremidade por extremidade.

Além de cabeleireiro, Robson também é professor de técnica de Visagismo da Universidade Anhembi-Morumbi. E fala que esse método consiste em fazer uma interpretação pessoal da cliente, para assim poder encontrar um corte de cabelo ideal. O visagismo costuma ser muito utilizado para achar o resultado da equação que alie forma e volume. “É preciso fazer uma análise das características da cliente para assim propor um corte de cabelo que realce o que ela tem de melhor”, explica.

Robson diz que o que mais dá prazer em sua carreira é domar cabelos com personalidade. Seus anos de experiência e cursos de especialização em cabelos cacheados, ondulados e crespos, feitos nos Estado Unidos, fizeram dele um especialista em fios rebeldes. Sendo assim, ele dá a dica de como se livrar do cabelo bandido. Para começar, alerta que diferente do que muitos pensam, cabelos ondulados são os que mais possuem versatilidade de corte.

Outro mito que deve ser abolido é cortar os cabelos molhados. O melhor, segundo o especialista, é cortá-los a seco para ver como eles se comportam diante da tesoura. O trabalho de Robson possui muitas peculiaridades. Pentes e escovas de cabelo não fazem parte do seu cotidiano e a maneira como ele desembaraça os fios é somente com as mãos. O motivo para que o profissional não use pentes é para não armar os cabelos e também para não poluir. “Pentes de madeira são os piores, porque é preciso derrubar árvores para produzi-los”, afirma.

Na hora de secar, Robson abre mão das toalhas convencionais e as substitui por toalhas de papel de alta absorção. Ele explica que o cabelo cacheado não pode ser torcido e que essa mudança na hora de secar já dá um resultado espetacular.

Quando vai cortar o cabelo de uma cliente, Robson primeiro retira as pontas ressecadas e, em seguida, começa a trabalhar na forma, dando estilo ao corte. Entretanto, seu trabalho não consiste apenas em cortar o cabelo e sim ensinar às mulheres a melhor maneira de prender, lavar e compor um penteado.

São inúmeras as possibilidades de cortes. Um alerta que ele dá é para ter cuidado com os repicados. “Quem quiser ter cabelo assim deve deixar a extremidade reta, se não o cabelo fica com um frizz desnecessário”. Uma das possibilidades é deixar a nuca mais acentuada e as laterais mais longas. Outro corte que pode ser usado é o repicado longo com contorno leve.

Com essas possibilidades de cortes de cabelo, as clientes de Robson se veem livres da ditadura das chapinhas e alisamentos, valorizando sua beleza natural e tendo mais tempo para se dedicar a outras coisas. O cabeleireiro explica que nos últimos dez anos as mulheres brasileiras se renderam a todo tipo de técnica de alisamento. Entretanto, ressalta o especialista, somente as mulheres brasileiras contemplam o cabelo escorrido. “Nos catálogos de moda não se vê mais mulheres com cabelos lisos. Os Estados Unidos aboliram as chapinhas há três anos”.
A modernidade e as tendências pedem um toque de naturalidade ao visual das mulheres. Cabelos cacheados, ondulados e crespos dão o grito de independência e mostram que tem muitas histórias para contar.
Por Cínthya Dávila (MBPress)

Image
Divulguem
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

1 comentários:

GLEICIDIVA disse...

Os cabelos encaracolados, quando bem cuidados são lindos. Gostei das dicas do uso dos acessórios no cabelos ficam realmente lindos.
Um grande abraço!!!

Postar um comentário